CADEIRA 30

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSOR

Murilo Walter Teixeira, nasceu na cidade de Guarapuava no dia 12 de janeiro de 1937, sendo filho de Benjamin C. Teixeira e Alvina Walter Teixeira.

Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar Visconde de Guarapuava e, posteriormente, no Colégio N. S. de Belém. Concluiu o curso ginasial no então Ginásio Estadual Manoel Ribas, representando sua turma como orador. Para o segundo grau, dirigiu-se a Curitiba, tendo concluído no Colégio Parthenon.

 

Sua formação profissional é de Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, concluido em 1963, oportunidade em que representou sua turma e foi o orador nas solenidades de graduação. Participou na política universitária, ocupando cargos na U.P.E. e no D.C.E. da Universidade Federal do Paraná, além de presidir o Diretório Acadêmico Guido Straube da Faculdade de Odontologia.

Exerceu sua profissão nas cidades de Ivaiporã, Guarapuava e Curitiba. Freqüentou diversos cursos de aperfeiçoamento profissional.

A partir de sua aposentadoria vem se dedicando à cultura de sua terra, envolvendo-se em diversos projetos entre os quais destacamos a Revista Monjolo com várias edições publicadas.

Guardião do arquivo histórico de seu pai, Benjamin C. Teixeira, tem propiciado a elaboração de pesquisas pertinentes aos fatos e acontecimentos da região.

Colabora na imprensa local por intermédio de suas crônicas desde 1991. Surgindo, dessas matérias, seu primeiro livro Fantasias de minha cidade e em seguida Astúcias. Promoveu uma pesquisa genealógica do capitão Antonio da Rocha Loures que transformou no livro Genealogia do Capitão Rocha. Fixou detalhes de seu avô, O negociante de animais Antonio Cardoso Teixeira e seus familiares na publicação intitulada Sinhô. Promoveu pesquisa a respeito da transição político social de Guarapuava que denominou Continente Guarapuavano. Ainda de suas crônicas semanais nos órgãos da imprensa local, elaborou o livro O Alferes e seu cavalo gateado.

De seu acervo em trabalhos executados no campo da literatura e historiografia, constam ainda os opúsculos: Padre Chagas (dados biográficos) e Formal de 9 de Dezembro; Capitão Rocha (dados biográficos); Folclore guarapuavano - Cavalhadas; Lacerda Werneck; Lenda Guarapuavana - serpente da lagoa das lágrimas; Estrada boiadeira; Cavalo guarapuava - tropeirismo; Antonio Lustosa de Oliveira (dados biográficos) - Teatro Santo Antonio; Pedro Aloys Scherer (dados biográficos); Estudo do Homem Guarapuavano - ensaio; Síntese Histórica de Guarapuava e Museu Municipal Visconde de Guarapuava; e a crônica Cara Guarapиavana. 

 

Recebeu o título de Cidadão Benemérito de Guarapuava, em 2001.

Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Guarapuava.

Freqüentemente colabora em inúmeras comissões de cunho cultural no município de Guarapuava.

Copyright © 2019

Direitos Reservados - ALAC

Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, Centro

85010-100 - Guarapuava - Paraná

podcast.png

Desenvolvido por

Fábio Vinícius Primak