CADEIRA 27

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSOR

Nasceu em Ponta Grossa, na rua Castro : : Lopes, 354 – Bairro da Ronda, em 17 de

maio de 1947, filha de João Ferreira Guimarães e Conceição Reis, tendo como irmãos: Efigênia, Adélia, Arnoldo, já falecidos e José Nadir. É mãe de Johann Mateus Ruisttilar Ferreira, nascido em 15 de julho 1994, em Guarapuava.

Laudenora estudou de 1a a 4a séries no Grupo Escolar Professor Becker e Silva em Ponta Grossa. Fez o Curso Ginasial e o Curso de Professora Evangelista no Instituto Bíblico Eduardo Lane, em Patrocínio, Minas Gerais, onde se formou em 1969. Foi Missionária da Igreja Presbiteriana em Irati, Reserva, Marins e Laranjeiras, comandada pelo Presbitério de Ponta Grossa e, em Assis Chateaubriand, Cascavel e Foz do Iguaçu, a serviço da Missão Holandesa.

Fixou residência em Guarapuava em 1974, estimulada por um convite que recebeu do então Prefeito Municipal, St. Nivaldo Passos Kruger. Fez o Científico no Colégio Estadual Manoel Ribas, hoje Francisco Carneiro Martins. Formou-se em Letras-Anglo pela FAFIG, Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava. Foi bolsista da Fundação Rotária Internacional na Internacional Christian University, em Tóquio, Japão de 1981 a 1983, onde cursou Introdução à Comunicação Intercultural, Avançados Sistemas em Comunicação, Leitura em Comunicação, Japonês 1, 11, 111, IV e V; Inglês e Espanhol.

No Esporte, defendeu as cores de Guarapuava em Voleibol, Basquetebol, Handebol e Tênis de Mesa. Foi Atleta da Liga Universitária Japonesa pela International Christian University de Basquetebol e Tênis de Mesa. Desenvolveu trabalhos pela Secretaria de Estado de Cultura e Esporte como Apontadora e Árbitra em Campeonatos de Ginástica Rítmica Desportiva, Coordenadora e Assistente Técnica em Pólos de Voleibol. Foi atleta da Liga Universitária Japonesa pela International Christian University de Basquetebol e Tênis de Mesa. Foi técnica destaque em Tênis de Mesa no Paraná em 1994 e 1996.

Começou a escrever com 13 anos. Publicou Um pouco de Azul em 1979 e Ninando Estrelas, em 1993. Participou dos seguintes livros: Fala Poeta, Jovens Talentos de Nossa Terra, Nossa Terra, Poesi Brasil 1990, Brasil Literário, Poetas Brasileiros de Hoje, etc.

 

Tem Menção Honrosa do Centro de Letras do Paraná.

Hoje é professora de Inglês no Curso Fundamental e Médio do Colégio Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer; Professora do Projeto Esporte na Escola do Colégio Campo Real - Objetivo; Técnica de Tênis de Mesa do Guarapuava Esporte Clube; Professora de Japonês da Usina do Conhecimento e tem um Projeto de Tênis de Mesa que atende 90 crianças, proporcionando-lhes uma vida melhor e mais saudável.

É artista plástica nas modalidades de óleo sobre tela e aquarela.

Copyright © 2019

Direitos Reservados - ALAC

Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, Centro

85010-100 - Guarapuava - Paraná

podcast.png

Desenvolvido por

Fábio Vinícius Primak