CADEIRA 25

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

O maestro José Rispoli nasceu na cidade de Sidermo Marina na Itália, onde iniciou seus estudos musicais, dedicando-se principalmente a dois instrumentos: violino e bandolim.

Concluiu seus estudos musicais em Nápoles com um grande professor. Excursionou bastante pela Itália fazendo apresentações artísticas e obtendo sempre muito sucesso.

No final de 1898 veio para o Brasil acompanhando familiares que aqui chegaram para trabalhar.

Era bem jovem quando aqui chegou. Dedicou-se extraordinariamente ao crescimento cultural de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba.

Fundou aqui três bandas de música, entre elas a Lyra Guarapuava e também uma boa orquestra, formada pelos seus alunos. Lecionou violino, flauta, piano, clarineta e bandolim.

Compôs muito e era farto neste mister, mas no final de sua vida devido uma esclerose prolongada, rasgou ou queimou quase todos os seus trabalhos.

Segundo jornais da época e alguns de seus alunos que ainda vivem, deixamos aqui o nome de poucas composições que restaram: Valsa Antoninha, Pastor Svizzero, Valsa Beija Flor, Polka dos animais e as vinte e quatro famosas variações que fizera sobre Carnaval de Veneza.

Mais de cem composições variadas. Todas perdidas.

Temos uma música cópia de um xote, dança de salão, feita para violino.

Tocava muito no Clube Guaíra, desde sua fundação, mantendo sempre o alto nível cultural dessa casa, em Guarapuava.

Com sua orquestra tocou também no Cine Elite, Teatro Santo Antônio e Teatro Pimpão. Em Ponta Grossa no Teatro Sant'Anna e em Curitiba no Clube Curitibano.

Promovia sempre concertos, fazendo-se ouvir peça de famosos compositores europeus, brasileiros e também as suas composições.

Participou do grande concurso Verdi Gomes, promovido e dirigido pelo Maestro Francisco Faria, ganhando o 1o prêmio e medalha de outro com a peça Le Roi de Violin - uma sinfonia.

As composições dos participantes eram levadas para a Itália e lá eram julgadas. Veio da Itália o seu Grande Prêmio. Faleceu na década de 40 mais ou menos aos oitenta anos de idade.

Copyright © 2019

Direitos Reservados - ALAC

Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, Centro

85010-100 - Guarapuava - Paraná

podcast.png

Desenvolvido por

Fábio Vinícius Primak