CADEIRA 38

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

Gilda nasceu numa terça-feira de Carnaval, dia 6 de fevereiro de 1940 e tantos, em Curitiba, Paraná.

Sua mãe Ada Queiroz Gouvêa esteve para ir ver o Corso na rua XV de Novembro, quando começaram as primeiras dores de parto. O seu pai Nemésio Gouvêa ficou nervoso e chamou a parteira Dona Sheila, a mais famosa da época para atender a esposa. O local era sua casa mesmo, nas Mercês da Avenida Manoel Ribas; até hoje a casinha existe!

Gilda foi o nome dado por seu pai, que adorava Operas como a Gilda de Rigoletto.

A menina cresceu cercada de mimo e foi morar na rua Visconde do Rio Branco, 1225, logo após o nascimento da sua única irmã Gleuza, um ano e três meses depois do seu. A família vivia feliz! Aos seis anos cursou a Escola Americana do Sr. Belmiro Cezar. Aos oito anos, quase morreu e aí começou a pintar no caderno xadrezinho, que sua mãe lhe dava para segurá-la na cama. Perdeu todo o cabelo, o que nasceu encaracolado; todos lhe chamavam de cachinho de São João.

Aos 8 anos entrou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru), do qual saiu para casar com seu primeiro amor Jayr de Paiva Campello, de tradicional família portuguesa de ambos os lados.

Jayr foi um grande cientista, fundou a UNICAMP, depois de terem morado três anos nos Estados Unidos. Gilda formou-se em Artes Plásticas e Terapia Ocupacional, tendo especialidade em Psiquiatria.

Gilda teve quatro filhos: Rossana, nascida em Curitiba, em 1961; Lincohn, nascido em Bloonnigton, U.S.A. em 1963; Rosangela, em Bloonnigton, em 1964; Luciana em Campinas, em 1971.

Freqüentou vários atelieres de pintura: Alfredo Andersen Filho, aos 15 anos; de Bona aos 19 anos; o Atelier do grande Guido Viaro de 1965 a 1969; quando foi para Campinas e freqüentou o Atelier de Egas Francisco de Souza; freqüentou Escola de Arte em Huston, em 1974, vindo com estilo próprio na pintura.

Estudou piano dos 10 aos 16 anos, no Conservatorio de Música Carlos Gomes. Cantava em

casa com seu pai fazendo dueto. Sua voz é de Mezzo Soprano.

Gilda atuou na área de Terapia em Campinas, Curitiba (Santa Casa de Misericórdia) e Guarapuava (Hospital São Vicente de Paulo).

Tem duas formações de curso superior e faz jus a ambas atuando com muito amor.

Copyright © 2019

Direitos Reservados - ALAC

Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, Centro

85010-100 - Guarapuava - Paraná

podcast.png

Desenvolvido por

Fábio Vinícius Primak