CADEIRA 10

FUNDADOR

PATRONO

SUCESSORA

Em 1855, o filho do Cap. Rocha, Francisco Ferreira da Rocha Loures, é indicado como Diretor 4 Geral dos índios e recebe o título de Brigadeiro.

O contato com os indígenas, vindo desde sua infância, permitiu um bom relacionamento com eles. Certamente dominava o idioma dos índios, fundamental na abertura do Caminho das Missões, quando cruzou a região de Nonoai, onde existia uma aldeia de índios bárbaros.

A importância desse homem e o seu incansável trabalho em benefício da comunidade guarapuavana pode muito bem ser demonstrado no relatório que o presidente Antônio Barbosa Gomes Nogueira apresentou à Assembléia Legislativa na Província do Paraná no ano de 1863. Inicialmente, mencionou ser o Brigadeiro Rocha responsável pelo andamento das obras da Matriz, descrevendo a fase daquela construção.

 

Em seguida, fez alusão à estrada de Guarapuava a Goyo-En, da qual foi o encarregado dos trabalhos. Menciona o seu zeloso desempenho como Diretor Geral dos Índios. E finalmente, transmitiu informações quanto à navegabilidade do Rio Ivaí, durante excursão feita pelo Brigadeiro.

Infatigável nas suas andanças pelo sertão, o Brigadeiro Rocha desbravou em todos os sentidos o continente guarapuavano.

Ainda, na legislatura de 1862/1863, ocupou cargo na Assembléia Provincial, representando Guarapuava no poder político da Província.

Pertenceu ao grupamento de pessoas que fizeram parte da primeira Câmara Municipal, ocupando diversas vezes a sua presidência. Galgou todos os cargos na hierarquia militar, culminando como Tenente Coronel Chefe do Estado Maior do Batalhão de Infantaria, no dia 28 de abril de 1864.

O Brigadeiro Rocha foi a primeira autoridade judicial de Guarapuava até a instalação definitiva da Comarca em 1857. Assinou o termo de abertura do protocolo das audiências do juizado.

Desbravador de caminhos, sertanista, tropeiro e legislador, foram algumas das atividades desse intrépido cidadão.

Copyright © 2019

Direitos Reservados - ALAC

Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, Centro

85010-100 - Guarapuava - Paraná

podcast.png

Desenvolvido por

Fábio Vinícius Primak