CADEIRA 19

FUNDADORA

PATRONO

SUCESSORA

Francisco de Paula Pletz, irmão do Major Cristiano Pletz, nasceu a 3 de novembro de 1841. Em 1870 era Secretário da Câmara Municipal. Na qualidade de Agrimensor (piloto), trabalhou durante seis anos com Luiz Daniel Clève, em diversas medições de terras, segundo o que atestava em 1876 a Câmara Municipal.

Organizou em 1877 a Sociedade Dramática Amiga do Progresso tendo sido aclamado cenógrafo.

Com o Dr. Ernesto Dias Laranjeiras e Eugenio Lopes Branco requereu terreno para nele ser edificado, às expensas do povo, o Teatro Santo Antônio, tendo a Câmara deliberado concedê-lo gratuitamente, em 26 de março de 1883, visto ser obra pública que traria o adiantamento do lugar.

Com seu sobrinho, José Stresser, desempenhou brilhantemente, em 25 de dezembro de 1884, no Coro de Música e Orquestra, na solene festa religiosa da Consagração da Paróquia ao Sagrado Coração de Jesus.

Nomeado Piloto, com seu ajudante Antônio Eufrazio dos Santos Leal, executou a divisão dos campos e matos do Pinhão, a requerimento de Hermenegildo Ferreira Caldas e sua mulher Rosa da Silveira Caldas, em 1887.

Foi ministrado o Sacramento de Batismo em sua própria casa pelo Ministro Modesto P.B. de Carvalhosa, conforme se evidencia da Ata da organização da Igreja Presbiteriana, desta cidade, em 17 de fevereiro de 1889.

A Igreja Presbiteriana adquire por escritura pública a José Correa Júnior e sua mulher, em 5 de março de 1900, um terreno sito a rua Venâncio Aires (atual Professora Leonídia), esquina da rua Boa Vista, por empenho de Francisco de Paula Pletz.

Por ocasião do 20° aniversário da organização da Igreja Presbiteriana, nesta cidade, em 17 de fevereiro de 1909, proferiu importante e expressiva peça oratória. Colaborou no jornal local O Guayra.

O Major Francisco de Paula Pletz faleceu com 73 anos de idade, em 16 de novembro de 1914.

Copyright © 2019

Direitos Reservados - ALAC

Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, Centro

85010-100 - Guarapuava - Paraná

podcast.png

Desenvolvido por

Fábio Vinícius Primak