9 de Dezembro – Aniversário de Guarapuava

A partir de 1936, 9 de Dezembro foi escolhido para o dia do aniversário de Guarapuava, por iniciativa de Antonio Lustosa de Oliveira. (1)

Antonio Lustosa de Oliveira baseou-se na Cópia authentica do auto que se formou na fundação da Povoação e freguesia de Nossa Senhora de Belém, nestes Campos de Guarapuava, aos 9 de Dezembro do anno de N.S.J.C. de 1819, escrita em 12 de maio de 1888, por José Joaquim Marçal, escrevente do Tabelionato de Eugênio de Santa Maria. Essa cópia encontra-se sob a guarda do Cartório do 1.º Ofício de Registro Civil e 2.º Ofício de Títulos e Documentos – Cartório “Santos Lima”. 

Trata-se de um auto, um termo, regras de polícia, segundo os seus autores, escrito em seis capítulos que serviria de orientação na administração da Freguesia de Nossa Senhora de Belém de Guarapuava enquanto não houvesse outras autoridades além do Vigário, Padre Chagas, e do Comandante Interino, à época, Antonio da Rocha Loures. 

Determinava o local onde seria instalada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém de Guarapuava, criada, juntamente com a Igreja, pelo Decreto Real, de 19 de agosto de 1818, e pela expedição do Alvará, de 11 de novembro do mesmo ano. Por força do Regime de Padroado, vigente na época, não havia separação entre a estrutura civil e a estrutura eclesiástica.

Correspondia exatamente à localização da sesmaria de Diogo Pinto de Azevedo Portugal que, no final de 1819, estava voltando para Guarapuava, vindo de São Paulo, para assumir a sua sesmaria. Azevedo Portugal faleceu no início de 1820 e a sua família nunca mais recuperou aquelas terras. 

Somente o Padre Chagas acompanhado de dois soldados, dois escravos e dez índios veio para cá. Os moradores da conquista de Guarapuava, separados dos índios, saíram de Atalaia somente em 1821 porque dependiam da autorização do governo português para efetuar aquela mudança. 

 “Lustosa fundou a tradição de se comemorar anualmente o aniversário de Guarapuava no dia 09 de dezembro.” (2)

Manter o 9 de Dezembro como dia do aniversário de Guarapuava é manter uma tradição.

Mesmo assim, parabéns Guarapuava pelos seus 208 anos de História e pelos seus 199 anos de História estabelecidos pela tradição!

Zilma Haick Dalla Vecchia | Publicado: 30/11/2018  |  Editado: 30/11/2018

Copyright © 2019

Direitos Reservados - ALAC

Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, Centro

85010-100 - Guarapuava - Paraná

podcast.png

Desenvolvido por

Fábio Vinícius Primak